9 de abr. de 2019

O Dia do Livro Infantil.

Esse mês de abril tem dois dias muito especial aos amantes da leitura. O dia 02 de abril, que é o dia Internacional do Livro Infantil e o dia 18 que é o dia Nacional do Livro Infantil. Esta ultima data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.
Eu, como um grande apreciador de suas obras, não poderia deixar de relatar um pouquinho da sua história, pois como é bom relembrar minha singela infância. Foi com livros de Monteiro Lobato que aprendi a gostar da leitura e literatura brasileira. Como era bom as manhãs onde íamos a biblioteca do Colégio Estadual de Iporã com a professora Edith e Zenira escolher um livro. Os meus preferidos eram da coleção Vagalume e do escritor Monteiro Lobato. Claro que meu livro preferido de Monteiro Lobato era o “Sítio do pica-pau amarelo”, pois já o conhecia da TV. Como eu viajada lendo aquelas histórias de Emília, Pedrinho, Narizinho e companhia.

Quem é Monteiro Lobato?
A resposta é simples: o criador da Emília, a boneca de pano mais falante da face da terra. José Bento Renato Monteiro Lobato, paulista de Taubaté, nasceu em 18 de abril de 1882, quando o Brasil ainda era um Império. Formado em Direito, ele foi promotor público até receber uma fazenda de herança do avô. Largou a profissão para se dedicar à terra. Nas horas vagas, começou a escrever artigos, contos, ensaios… Alguns reuniu em livros como Urupês (o livro faz uma denúncia com referência a toda problemática que marcava a vida dos brasileiros, principalmente da região do Vale do Paraíba), considerada sua obra-prima. A paixão pelos livros e pela literatura o fez se tornar um editor. Naquele tempo, poucos brasileiros escreviam e havia poucas editoras para registrá-los. Assim, Monteiro Lobato criou sua própria editora e passou também a traduzir livros do inglês e do francês.
Monteiro Lobato, porém, ficou mais famoso como autor de obras para crianças. Escreveu ao longo de sua vida 23 livros infantis, reunidos na série Sítio do Pica pau Amarelo (que retrata o contexto histórico do Brasil na década de 20 e 30). Escritos entre 1920 e 1947, esses livros têm como cenário primeiro um sítio no interior de São Paulo de propriedade de Dona Benta, uma senhora que ali vive com sua neta, Lucia. Mais conhecida como a menina do nariz arrebitado ou Narizinho, Lucia recebe seu primo Pedrinho para as férias e os dois vivem muitas aventuras ao lado de personagens interessantes como Tia Nastácia, uma cozinheira de mão cheia, e outros interessantíssimos como o Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho falante, o Marquês de Rabicó, um porquinho, e até personagens do folclore brasileiro como a Cuca e o Saci.
O Sítio do Pica pau Amarelo fica em Mairiporã, a poucos quilômetros da capital São Paulo, é um espaço inspirado nas obras e na biografia de Monteiro Lobato. Aqui, os visitantes se divertem em meio a natureza, brincam com personagens como Emília e Visconde, assistem a um teatro com a turma do Sítio e voltam para casa com novas experiências na bagagem.


Quem quiser conhecer um pouquinho mais da história através do site é só navegar pelo endereço:
http://sitiodopicapauamarelosp.com.br/

Quer baixar alguns livros ou ler online