9 de abr. de 2019

Dia 17 de abril: Internacional das Lutas Camponesas e Dia Nacional de Luta pela Reforma Agraria.


Eu, como professor de Escola do Campo, não poderia deixar de relevar esta data que é símbolo de luta ao movimento camponês e muitos trabalhadores do campo desconhecem.
No dia 17 de abril de 1996, Eldorado dos Carajás, Pará. Duas tropas da Policia Militar do Pará descarregam revólveres, metralhadoras e fuzis contra aproximadamente 1.500 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra que marchavam para Belém para reivindicar a desapropriação de terras para Reforma Agrária. O resultado da operação é o Massacre de Eldorados dos Carajás: 19 Sem Terra barbaramente assassinados, além de 69 feridos
A melhor homenagem que se pode fazer a um/a lutador/a é seguir lutando. Por isso, a Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa. No Brasil, decreto assinado pelo então presidente da República, FHC ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10469.htm) , tornou a data Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. E para nós, do MST, abril é mês de nossa Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.
Em homenagem a todos/as os/as que tombaram na legítima luta pela terra nesses 500 anos de concentração e espoliação, convidamos você para participar de nossa luta, que é também uma luta de toda a sociedade.

Texto retirado do texto:
https://terradedireitos.org.br/noticias/agenda/dia-internacional-da-luta-camponesa/2683

Vídeo sobre historia da Reforma Agrária:
https://www.youtube.com/watch?v=bGCB6aHQAFc