1 de abr. de 2019

Texto de opinião - Ditadura ou não?

É com imensa tristeza que expresso meus sentimentos de repúdio e tristeza e peço respeito. Esta semana no Facebook, li vários comentários ofensivos aos professores de história. Pessoas que dificilmente leram um livro ou estudaram profundamente sobre o tema "Ditadura Militar", dizendo que nós professores de história mentimos sobre o tema, que somos todos de esquerda, que a família dele nunca foi agredida por que eram todos trabalhadores. Triste e infelizes comentários, vivemos .em uma democracia, onde podemos discordar da opinião do outro, mas sempre com respeito. Talvez, se não sofreram nenhum tipo de violência é porque moravam longe dos grandes centros (com maior expressão política), aceitavam tudo que o sistema propunha ou até porque o sistema maquiava seu lado obscuro. Páginas dos livros ou professores de história podem até mentir, mas as marcas das famílias que perderam ou nunca puderam velar seus filhos, daqueles que sofreram agressões inimaginável e ficam para não deixar esquecer esta parte da história.
Como era difícil pensar ou expressar esse pensamento no chumbo da Ditadura Militar, que manchou a história política brasileira entre 1964 e 1985. Muitas vezes, no entanto, os ânimos não davam para ser contidos e ações até mesmo irracionais aconteciam.
Os estudantes de uma forma geral eram mais críticos e mais politizados, o que não significa que era o perfil de jovens perfeitos, muitas vezes, tais estudantes eram usados como massas de manobra da direita e da esquerda. São famosos os relatos de estudantes contra o regime, mas havia os favoráveis, que eram cativados com os discursos anti comunistas, pregados pelos que se mantinham no poder. Os revoltosos contra o sistema também eram usados de certa maneira, apesar de todos, terem sim um posicionamento político.
Texto usado como base.