27 de mar. de 2019

PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.



O processo de ocupação das terras brasileiras em detrimento ao meio ambiente começa desde 1500, quando os portugueses, pioneiros no mercantilismo instauraram sua grande filial no Brasil, explorando os recursos brasileiros de forma desordenada através do método plantation.

A princípio no século XV com a produção da cana-de-açúcar no recôncavo baiano e no nordeste e com a pecuária na hoje zona da mata nordestina, cito o litoral nordestino. No século XVI com a exploração das pedras preciosas na região hoje da Amazônia e do Pará. Com a valorização do algodão no século XIX cresce a ocupação ao centro e sul do país o que vai intensificar com a produção de café. O que vai acelerar ainda mais esta ocupação no sudeste e sul brasileiro vai ser a mecanização do escoamento desta produção (as ferrovias).

Este processo de ocupação e crescimento das cidades desordenadas vem desde a chegada dos imigrantes no inicio do século XX e a marcha do café no estado de São Paulo para a região do Vale do Paraíba até o Paraná em relação ao esgotamento dos solos e a facilidade de empréstimo bancários da época.

Todo este dinheiro ganho com a produção de café e o dinheiro trazido por imigrantes juntamente com a idéia de industrializar e urbanizar o Brasil no começo de 1930 fez com que aquela população extremamente rural fizesse um processo inverso (êxodo rural). A principio esta processo começa de forma lenta, mas nos anos 60 vai acelerando aonde as cidades não vão conseguindo suportar mais a este abarrotamento populacional e a população sem emprego e moradia acaba sendo invadida nas suas rotas periféricas. Estas moradias sempre de forma irregular e em áreas de pouca segurança. Isso vai se acelerando primeiramente nos grandes centros, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, sem esquecer-se de Brasília, onde em sua construção tinham o intuito de centralizar a capital e povoar a região centro-oeste, mas não contavam que os candangos após a construção iam ficar ali e de forma desentoada e irregular. Este crescimento brasileiro juntamente com as praticas capitalistas agrícolas modernas fazem com que cada vez mais o homem destrua, desmate e agrida o meio ambiente de forma acelerada. A grande prova é que a maior parte das doenças hoje é causada pela água ou pelo ar.

Dica de leitura
: