28 de mar. de 2019

DICA DE FILME “Infiltrado na Klan”

O FILME “Infiltrado na Klan”, do diretor Spike Lee, é uma adaptação do livro de memórias do policial Ron Stallworth . Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.


Resumo histórico.
A Ku Klux Klan é uma organização terrorista que foi criada nos Estados Unidos logo após a Guerra Civil Americana, durante a fase conhecida como Reconstrução, que aconteceu entre o fim do conflito, em 1865, e estendeu-se até 1877. Também conhecida como “KKK” ou apenas “Klan”, essa organização surgiu com base nos ideais de supremacistas brancos que eram contrários às leis que estavam sendo debatidas na época em benefício dos afro-americanos. O nome da organização (Ku Klux Klan) faz menção à palavra do idioma grego kyklos, que significa “círculo”, e à palavra do inglês clan.
A Ku Klux Klan ficou conhecido pela perseguição que promovia contra negros no sul dos Estados Unidos, cometendo atos de violência, como espancamentos até a morte e enforcamentos de suas vítimas. O Klan também perseguia outras pessoas (inclusive americanos brancos) que se mostrassem favoráveis à concessão de direitos civis aos negros.
O Klan é classificado pelos historiadores como um movimento da extrema-direita, sobretudo pelos ideais que motivaram a criação desse grupo: o supremacismo branco. O Klan, ao longo de sua história, possuiu três grandes fases de atuação.

Fonte: