14 de ago. de 2020

3 dicas de filmes para o mês.

Dica 1: Uma Vida Oculta:

 Uma Vida Oculta

Dos filmes de Terrence Malick posteriores a A Árvore da Vida, Uma Vida Oculta é o que resolve melhor a busca obsessiva do cineasta por epifanias visuais do dia a dia. Na história baseada em fatos de um fazendeiro austríaco católico que se recusou a lutar pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, Malick consegue alinhar a espirituosidade dos seus filmes com a urgência angustiada de preservar uma experiência de mundo que é efêmera por natureza.

Dica 2: Destacamento Blood:

Destacamento Blood

Spike Lee tem o hábito de impressionar o público, e em 2020, isso não poderia ser diferente. Em plena pandemia, o diretor lançou Destacamento Blood na Netflix, ainda em um momento que não poderia ter sido mais apropriado, com o crescente questionamento de racismo sistêmico e em um contexto de diversas manifestações antirracistas. Destacamento Blood não tem uma ligação tão direta com tudo isso, já que trata de um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã que voltam à nação asiática, mas como sempre o diretor usou sua voz para falar de muito mais, analisando o real interesse dos conflitos e quem está na linha de frente da guerra.

Dica 3: 1917:

 1917

Nem parece que foi esse ano, mas 1917, a assombrosa realização técnica de Sam Mendes, chegou nos cinemas brasileiros no fim de janeiro. Usando a estética de um plano-sequência para narrar a jornada de dois jovens soldados pela Primeira Guerra Mundial, o longa dividiu opiniões, inclusive na própria redação do Omelete, que produziu duas críticas diferentes. Mas o épico de guerra certamente entrará para a história como um dos melhores filmes sobre a 1ª Guerra.