14 de ago. de 2020

Epdemias e Pandemias que marcaram a humanidade.

Grandes epidemias e pandemias marcaram a história da humanidade, em todos os períodos, e dizimaram diferentes povos. Neste texto, vamos mostrar algumas epidemias e pandemias que atingiram o homem na Antiguidade, no Medievo e na fase contemporânea da história, bem como as suas consequências.


Leia o texto na integra - site abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/grandes-epidemias-da-historia.htm








3 dicas de filmes para o mês.

Dica 1: Uma Vida Oculta:

 Uma Vida Oculta

Dos filmes de Terrence Malick posteriores a A Árvore da Vida, Uma Vida Oculta é o que resolve melhor a busca obsessiva do cineasta por epifanias visuais do dia a dia. Na história baseada em fatos de um fazendeiro austríaco católico que se recusou a lutar pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial, Malick consegue alinhar a espirituosidade dos seus filmes com a urgência angustiada de preservar uma experiência de mundo que é efêmera por natureza.

Dica 2: Destacamento Blood:

Destacamento Blood

Spike Lee tem o hábito de impressionar o público, e em 2020, isso não poderia ser diferente. Em plena pandemia, o diretor lançou Destacamento Blood na Netflix, ainda em um momento que não poderia ter sido mais apropriado, com o crescente questionamento de racismo sistêmico e em um contexto de diversas manifestações antirracistas. Destacamento Blood não tem uma ligação tão direta com tudo isso, já que trata de um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã que voltam à nação asiática, mas como sempre o diretor usou sua voz para falar de muito mais, analisando o real interesse dos conflitos e quem está na linha de frente da guerra.

Dica 3: 1917:

 1917

Nem parece que foi esse ano, mas 1917, a assombrosa realização técnica de Sam Mendes, chegou nos cinemas brasileiros no fim de janeiro. Usando a estética de um plano-sequência para narrar a jornada de dois jovens soldados pela Primeira Guerra Mundial, o longa dividiu opiniões, inclusive na própria redação do Omelete, que produziu duas críticas diferentes. Mas o épico de guerra certamente entrará para a história como um dos melhores filmes sobre a 1ª Guerra.




Dicas de livro do mês.

 

Política: Para não ser idiota.

Mario Sergio Cortella, Renato Janine Ribeiro


Devemos conclamar as pessoas a se interessarem pela política do cotidiano ou estaríamos diante de algo novo, um momento de saturação do que já conhecemos e maturação de novas formas de organização social e política? Esse livro apresenta um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Além dessas questões, claro, esses pensadores de nossa realidade apontam também algumas ações indispensáveis, como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos. Enfim, um livro indispensável ao exercício diário da cidadania.

Capa




Museus online.

 

30 museus virtuais para você visitar sem sair de casa.

Em tempos de quarentena, cancelamentos de voos e fechamento de fronteiras, pode ser bastante difícil encarar os próximos dias em isolamento e deixar para depois alguns sonhos de viagem. Que tal então “embarcar” para novos destinos por meio de viagens virtuais? Diversos museus em todo o mundo oferecem visitas a galerias e principais obras de arte online. Aproveite o tempo em casa para passear pelos corredores de lugares maravilhosos como o Louvre, em Paris; o Metropolitan, em NY; e o MASP, em São Paulo. É uma ótima maneira de não se isolar completamente do mundo e ainda se manter conectado com a cultura e a arte. É um alento em dias tão difíceis e você ainda sairá dessa expert em grandes artistas. Ah! E tudo sem fila e de graça. Bora passear, mesmo que virtualmente!

Fonte: Texto retirado do site abaixo. Visite o site e veja como é fácil visitar vários museus pelo mundo.

https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html