19 de jun. de 2019

Povos Sumérios.


História.

Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait.
Durante muitos anos acreditou-se que teria sido a primeira civilização a se desenvolver nessa região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates.
Estudos mostram que a atividade humana na Mesopotâmia, porém, é ainda anterior a 4000 a.C.
civilização suméria se destacou em várias áreas: organização política (cidades-estado), arquitetura, agricultura, comércio.
O calendário surgiu entre esse povo, em 2700 a.C. Antes disso, surge a escrita cuneiforme e, por volta de 3200 a.C., os livros têm origem também com os sumérios.
O desenvolvimento do seu comércio garantiu a riqueza desse povo. Eles produziam e vendiam artesanato, cerâmica, bem como produtos agrícolas, e eram responsáveis por um sistema de irrigação bastante complexo.
Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Era grande o culto especialmente à Ishtar - a deusa da fertilidade -, a qual representa as forças da natureza e cujo símbolo é uma estrela de cinco pontas.
Importa referir que nada se sabia sobre esse povo tão importante até o século XIX. As inúmeras descobertas devem-se aos estudiosos que foram levados à região a fim de tentar confirmar as histórias narradas na Bíblia.
As primeiras cidades do mundo são sumérias. Dentre elas, as mais importantes são: Adab, Eridu, Isin, Kullah, Lagash, Larsa, Nippur, Quis, Uruk e Ur, sendo esta considerada a mais poderosa. O saqueamento da cidade de Ur em 2000 a.C. marca o fim da supremacia suméria.
 

A Língua Suméria

Língua suméria era o idioma falado pelos sumérios e foi o primeiro a ser escrito através da escrita cuneiforme, que foi a primeira forma de escrita.
Por meio de centenas de símbolos desenhados da direita para a esquerda (pictogramas), a escrita cuneiforme era feita com instrumentos que tinham a forma de cunha.

 Sumérios
Os registros mais antigos de documentos sumérios são um conjunto de textos administrativos datado de 3200 a.C.; estudiosos, porém, acreditam que possam pertencer a outra língua, uma vez que nele consta um número elevado de ideogramas que podem ser lidos em outros idiomas.

Fonte Bibliografia:

Agora vamos a prática.