7 de set. de 2020

7 de setembro - Independência ou morte.

 

Quando lembro do dia 7 de setembro, logo remeto a minha infantil estudantil, os belos desfiles cívicos, fanfarra, pessoas acordando cedo e indo para ruas ansiosas para assistir ao desfile.

O dia 7 de setembro é um feriado nacional, marcado por comemorações públicas espalhadas pelo país inteiro. O dia da Independência do Brasil é marcado por seu desfiles cívicos, que visam relembrar a data especial. Mas este ano por conta da pandemia e a necessidade de evitar aglomerações não terremos os desfiles, cada qual vai comemorar da sua forma.

 

A independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822, pelo então Príncipe Regente, Dom Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, mas conhecido historicamente como Dom Pedro de Alcântara ou Dom Pedro I.

Nesta ocasião ocorreu o então "Grito de Independência", pois Dom Pedro teria dito em alto e bom som a frase "independência ou morte" à guarda que o acompanhava, imortalizada no quadro de Pedro Américo, mas a muita mistica e romance neste contexto, abaixo deixo duas indicações de site com textos e um video do you tube de Débora Aladim sobre o assunto.

No dia 1º de dezembro 1822, D. Pedro foi coroado imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I.


Primeiro texto:

https://www.todamateria.com.br/independencia-do-brasil/


Segundo Texto:

https://www.bol.uol.com.br/unibol/metodista/dia-da-independencia-desmitificando-o-famoso-grito-de-d-pedro.htm


Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Fr9lurVLNyo